Saturday 3 January 2009

O nome

Oferet Yetzuká significa Chumbo Moldado. Nome bem inusitado para uma operação militar, não? Bem, a operação começou no quinto dia de Chanuka, e um dos símbolos da festa é o Sevivon - o pião. Os piões eram feitos antigamente de Chumbo Moldado, e por isso o nome da operação. Além disso o nome transmite uma mensagem de força, mas não tem nada a ver com a expressão "chumbo grosso", como já li por aí traduzido em publicações de qualidade duvidosa...

Abaixo a letra de uma música que menciona Oferet Yetzuká, de autoria do poeta nacional judaico, Chaim Nachman Bialik. Há também um video da música cantada.

Para Chanuká

Meu pai acendeu velas para mim
com uma vela lhe servindo de tocha.
Sabem vocês para quê?
Para Chanuká

Meu professor me deu um pião
feito de chumbo moldado.
Sabem vocês para quê?
Para Chanuká

Minha mãe me deu um Latkes
um Latkes quente e doce.
Sabem vocês para quê?
Para Chanuká

Meu tio me deu um presente
Uma moeda velha
Sabem vocês para quê?
Para Chanuká

No comments:

Post a Comment