Sunday 4 January 2009

A sirene

Israel tem um sofisticado sistema para identificar quando um míssel é lançado e onde ele vai cair. Se ele está dirigido a alguma cidade ou povoamento, uma sirene toca para alertar os moradores. Nas cidade e povoamentos mais perto de Gaza o alarme se chama "tzeva adom" (cor vermelha), e normalmente as pessoas tem uns 15 segundos para se esconder em um bunker ou quarto revestido de concreto. Uma voz fala pelos alto-falantes espalhados pela cidade: "cor vermelha, cor vermelha..."
Aqui em Beer Sheva temos 60 segundos, e o alarme é uma sirene cuja frequência sobe e desce, soa assim:

Repare na explosão que ocorre no segundo 29 do video. Video filmado em Ashkelon (não por mim, encontrei no Youtube).

Logo que começaram a lançar foguetes a Beer Sheva, verificou-se que grande parte da população simplesmente não ouvia nenhuma sirente. Há muito tempo não se usava esse sistema de alarme e muitos bairros, inclusive o meu, simplesmente não tinham como saber se um míssel estava chegando. A gambiarra que se fez foi combinar com a rádio local (Radio Darom 97fm) de interromper sua programassão e transmitir a sirene cada vez que um míssel fosse lançado. Só tem um probleminha: quem no século 21 ainda tem rádio em casa? Normalmente as pessoas só escutam rádio no carro ou pela internet. Mas pela internet não é confiável, pois tem entre 20 e 30 segundos de atraso, preciosos segundos... Lá vou eu comprar um rádio... Abaixo estou eu com o rádio Sony que me custou os olhos da cara.



Ah, outra coisa: a rádio 97fm é horrível, só toca musica mizrachit, cujo equivalente no Brasil é pagode de última categoria (gosto não se discute, se lamenta.) A rádio só dá trégua entre 11 da noite e 6 da manhã, quando fica em silêncio e no caso de um míssel o silêncio é interrompido pela sirene. Em casa tenho um "quarto protegido", com paredes de concreto, porta de chumbo e janela hiper-resistente.

2 comments:

  1. Oi Yair,
    Muito legal o blog. Muito bom podemos acompanhar de perto o dia a dia de vcs se adaptando aos ataques. Aqui não recebemos, por exemplo, noticias de escolas atingidas em Israel ou a rotina de vcs em meio às sirenes.
    Estou repassando o link para meus familiares acompanharem tb. Boa sorte por aí e continue nos mantendo informados...
    abraço,
    Dani Jungman

    ReplyDelete
  2. Yair.

    Seria fácil encontrar uma faixa AM livre, e mante-la exclusivamente para transmissões de emergência.
    Se não me engano, nos EUA existe algo assim, mas para emergências meteorológicas como furacões e coisas do tipo.
    Com toda a tecnologia de Israel tenho certeza que se poderiam equipar todas as cidades e povoados com torres para transmissão, e os chineses ficariam felizes da vida de fabricar alguns milhões de receptores especiais por uns poucos dólares cada unidade.

    ReplyDelete